PROGRAMA VALORES DE MINAS SERVAS - MG
O Valores de Minas é um programa do Servas e do Governo de Minas que oferece a jovens das escolas estaduais oficinas de arte com o objetivo de possibilitar aos estudantes formação cidadã e crescimento pessoal. Lançado em 2005 pela presidente do Servas, Andrea Neves, e pelo governador Aécio Neves, o programa beneficia, por ano, cerca de 500 estudantes. São oferecidas oficinas de teatro, circo, música, dança, artes plásticas. Também constam do currículo aulas de história da arte, literatura, ética e cidadania. Os alunos participam ainda da vida cultural da cidade. Nos finais de semana são oferecidas aulas de reforço escolar. O Valores de Minas é voltado para jovens de 14 a 24 anos matriculados em escolas da rede pública estadual pertencentes ao Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, da Secretaria de Estado da Educação, e com renda familiar baixa. As aulas são ministradas em um espaço próprio do programa, integrando o Plug Minas, centro de formação e experimentação digital localizado numa área de 67 mil metros quadrados no bairro Horto, em Belo Horizonte. O prédio do Valores tem 1.200 metros quadrados e foi inaugurado em 17 de junho de 2009. Anteriormente, ocupava uma área na avenida dos Andradas, centro de Belo Horizont
e. Cada turma tem atividades pelo período de nove meses. Os alunos recebem mochila, uniforme, vale-transporte, lanche e almoço. Durante o ano, as atividades são dividas em três etapas. Na primeira, os alunos frequentam as cinco oficinas de artes oferecidas. Na segunda, eles escolhem uma área de seu maior interesse. Na última criam um espetáculo que integra todas as linguagens estudadas. O espetáculo é apresentado ao final de cada ano e os alunos participam da elaboração do roteiro, da trilha sonora, da produção do cenário, figurino e adereços e também atuam. A apresentação mostra o resultado de todo o processo de aprendizado. Até 2009 foram apresentados cinco espetáculos, aplaudidos por mais de 20.000 mil pessoas, elogiados pelo público e crítica. São eles: “Delírio Barroco”, “Estrada dos Sonhos”, “Opara”, “Sempre Alegre Miguilim” de "Metrópole". O programa tem ainda capacidade multiplicadora. Ao final de cada ano, o Valores de Minas/Reeditores de Arte e Cultura, amplia as oportunidades de crescimento para 70 jovens que se destacaram no grupo, por meio da formação de monitores e artes cênicas e música, tornando-os multiplicadores de sua experiência em suas escolas e comunidades.
Também são oferecidos cursos de atualização para professores de artes da rede estadual e oficinas durante as férias. Segundo a presidente do Servas, Andrea Neves, o Programa Valores de Minas constrói mudanças a partir da educação. “A importância do Valores de Minas está na valorização pessoal de cada um, no crescimento pessoal, no fortalecimento das relações sociais desses jovens, além do efeito multiplicador dessas experiências junto à família, à sua escola e às comunidades em que vivem”, disse. Para o governador Aécio Neves, por meio do programa o Estado dá oportunidade para as pessoas exercitarem seus talentos. “Novas oportunidades de convívio social, de vivências capazes de estimular as aptidões dos jovens é o que oferece o Programa Valores de Minas, cujo retorno é indiscutível no aprimoramento da nossa realidade”, disse. PROGRAMA VALORES DE MINAS DESCOBRE NOVOS TALENTOS A CADA DIA QUE PASSA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário